1 - (PUC-MG) - Leia estes
trechos:
I - “Assim vemos que a fé
basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar”.
II - “O rei é o chefe
supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar,
reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade
do reino...”
III - “Por decreto de
Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida
eterna e outros são predestinados à morte eterna.”
A partir dessa leitura e
considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as
concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente,
às doutrinas:
a)
Católica, anglicana e ortodoxa.
b)
Luterana, anglicana e calvinista.
c)
Ortodoxa, luterana e católica.
d)
Ortodoxa, presbiteriana e escolástica.
2. (UFAM) - Na base das
ideias defendidas por Martinho Lutero estavam:
a)
A restrição da autoridade do papa a assuntos da fé
e do gerenciamento das ordens religiosas.
b)
O rompimento com o papa e defesa do rompimento da
sujeição do homem à qualquer autoridade temporal.
c) Sua
reforma da igreja não excluía todos os sacramentos, mantendo o batismo, a
eucaristia e a unção dos enfermos.
d) A
condenação da venda de indulgências, do culto aos santos e imagens e a crença
de que a fé era um estado interior do crente.
3. (UEMS) – “A terra se move!”
Devido a sua descoberta, é perseguido pela Igreja e, já septuagenário, retrata-se,
afirmando que não acreditava na possibilidade de a Terra girar em torno do Sol.
O texto refere-se a:
a)
Galileu Galilei;
b)
Ludwig van Beethoven;
c)
Adam Smith;
d)
Isaac Newton;
4. (UFPE) - O Renascimento e a Reforma trouxeram práticas culturais que
alteraram as relações sociais na Europa, constituindo espaço para se pensar
diferente do que pensava o mundo medieval, dominado pela Igreja Católica e pelo
feudalismo. Com relação a esse tema, podemos afirmar que o Renascimento:
a) Não se
fundamentou em tradições culturais anteriores, mas buscou uma crítica aos
valores religiosos, consagrando o racionalismo de Descartes;
b) Deu completa
continuidade aos valores culturais do catolicismo medieval, embora criticasse politicamente
as práticas da Igreja Católica;
c) Desprezou
as culturas europeias da Idade Média, assimilando apenas os ensinamentos
racionalistas de Santo Tomás de Aquino;
d) Teve em
Miguel de Cervantes uma das maiores expressões literárias e um importante
destaque da narrativa na Espanha.
5. (UFPR) – A seguinte passagem
do Discurso sobre a dignidade do homem, de Picco della Mirandola
(1463-1494),
expressa o credo humanista disseminado pelos principais centros culturais da Europa
nos séculos XIV e XV: “Eu te coloquei
[diz o Criador a Adão] no meio do mundo para que possas mais facilmente ver e
contemplar tudo o que nele existe.” (...) Sobre os valores e as ideias do
movimento humanista, é correto afirmar:
a)
Trata-se de uma reação cultural originada nas
universidades e estimulada pela Igreja, com o objetivo de resgatar os primeiros
textos produzidos pela tradição patrística.
b)
Profundamente religiosos, os humanistas condenavam
a vida desregrada e as formas de expressão popular como o carnaval, defendendo
um estilo de vida ascético.
c)
Apesar de uma atitude crescentemente empírica na
investigação da Natureza, os humanistas não negavam seu caráter divino,
procurando conciliar o conhecimento com a fé cristã.
d)
As ideias religiosas dos humanistas foram expressas
através da arquitetura gótica, celebração do poder divino pelas mãos dos
arquitetos.
6. A posição conservadora de Lutero frente aos poderes seculares fica
bem expressa no partido que tomou contra os camponeses (“É preciso estrangulá-los.
É preciso matar o cão enlouquecido que se lança contra ti, senão ele te
matará”), quando:
a) Do
Anabatismo de Menno Simons e David Joris.
b) Da
Tragédia de munster, entre 1533 e 1536.
c) Do
Movimento liderado por Thomas Munzer, em 1525.
d) Do
Movimento de Zwinglio, entre 1529 e 1531.
7. Qual das opções abaixo não guarda relação com a crítica e a oposição
à Igreja, expressas pelas reformas protestantes do século XVI?
a) A
influência do pensamento humanista, que condenava a ignorância do clero.
b) O
descrédito das concepções difundidas pela Igreja após as descobertas
científicas de Newton e Galileu.
c) Os
interesses dos príncipes absolutistas em fundar Estados Nacionais.
d) Expansão
das concepções que valorizavam a busca de riquezas.
8. No século XVI, a unidade religiosa da cristandade europeia é rompida
em consequência da propagação da Reforma. Lutero, a principal e controvertida
figura do movimento, cujo quinto centenário de nascimento comemorou-se em 1983,
pertencia à ordem religiosa dos:
a) Cistercienses.
b) Lazaristas.
c) Agostinianos.
d) Dominicanos.
9. O
renascimento e a reforma são considerados movimentos que inauguraram a
modernidade ocidental. Sobre eles podemos afirmar que:
a) Contribuíram
para transformar as concepções de mundo da época, pois se mostravam
desvinculados dos movimentos culturais anteriores;
b) Tiveram,
na cultura clássica, sua base filosófica, sobretudo nas afirmativas dos
sofistas e na metafísica de Aristóteles;
c) Foram
importantes para as mudanças nas relações sociais, embora pouco tenham
influenciado nas relações de poder;
d) Trouxeram
mudanças significativas, mas não renegaram, de todo, o passado cultural
europeu;
10. No meio de pestes terríveis, de repetidas guerras e de aflitivas
lutas civis, numa Europa Ocidental e Central abalada por brutais reviravoltas
da conjuntura econômica, a Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o
abismo. Mas o século XVI viu-a recuperar-se e, ao mesmo tempo, quebrar-se e
mostrar à luz do dia o escandaloso espetáculo de ódio entre os seus filhos.
(DELUMEAU, J.A Civilização do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984.)
O texto acima refere-se à conjuntura do seguinte processo histórico:
a) Iluminismo
b) Liberalismo
c) Reforma Religiosa
d) Revolução Filosófica e Científica
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