lista de exercícios 1º colegial


1 - (PUC-MG) - Leia estes trechos:

I - “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar”.
II - “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade do reino...”
III - “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”

A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas:
a)      Católica, anglicana e ortodoxa.
b)      Luterana, anglicana e calvinista.
c)      Ortodoxa, luterana e católica.
d)      Ortodoxa, presbiteriana e escolástica.

2. (UFAM) - Na base das ideias defendidas por Martinho Lutero estavam:
a)      A restrição da autoridade do papa a assuntos da fé e do gerenciamento das ordens religiosas.
b)      O rompimento com o papa e defesa do rompimento da sujeição do homem à qualquer autoridade temporal.
c)      Sua reforma da igreja não excluía todos os sacramentos, mantendo o batismo, a eucaristia e a unção dos enfermos.
d)      A condenação da venda de indulgências, do culto aos santos e imagens e a crença de que a fé era um estado interior do crente.

3. (UEMS) – “A terra se move!” Devido a sua descoberta, é perseguido pela Igreja e, já septuagenário, retrata-se, afirmando que não acreditava na possibilidade de a Terra girar em torno do Sol. O texto refere-se a:
a)      Galileu Galilei;
b)      Ludwig van Beethoven;
c)      Adam Smith;
d)      Isaac Newton;

4. (UFPE) - O Renascimento e a Reforma trouxeram práticas culturais que alteraram as relações sociais na Europa, constituindo espaço para se pensar diferente do que pensava o mundo medieval, dominado pela Igreja Católica e pelo feudalismo. Com relação a esse tema, podemos afirmar que o Renascimento:
a)      Não se fundamentou em tradições culturais anteriores, mas buscou uma crítica aos valores religiosos, consagrando o racionalismo de Descartes;
b)      Deu completa continuidade aos valores culturais do catolicismo medieval, embora criticasse politicamente as práticas da Igreja Católica;
c)      Desprezou as culturas europeias da Idade Média, assimilando apenas os ensinamentos racionalistas de Santo Tomás de Aquino;
d)      Teve em Miguel de Cervantes uma das maiores expressões literárias e um importante destaque da narrativa na Espanha.

5.  (UFPR) – A seguinte passagem do Discurso sobre a dignidade do homem, de Picco della Mirandola
 (1463-1494), expressa o credo humanista disseminado pelos principais centros culturais da Europa nos séculos XIV e XV: “Eu te coloquei [diz o Criador a Adão] no meio do mundo para que possas mais facilmente ver e contemplar tudo o que nele existe.” (...) Sobre os valores e as ideias do movimento humanista, é correto afirmar:
a)      Trata-se de uma reação cultural originada nas universidades e estimulada pela Igreja, com o objetivo de resgatar os primeiros textos produzidos pela tradição patrística.


b)      Profundamente religiosos, os humanistas condenavam a vida desregrada e as formas de expressão popular como o carnaval, defendendo um estilo de vida ascético.
c)      Apesar de uma atitude crescentemente empírica na investigação da Natureza, os humanistas não negavam seu caráter divino, procurando conciliar o conhecimento com a fé cristã.
d)      As ideias religiosas dos humanistas foram expressas através da arquitetura gótica, celebração do poder divino pelas mãos dos arquitetos.

6. A posição conservadora de Lutero frente aos poderes seculares fica bem expressa no partido que tomou contra os camponeses (“É preciso estrangulá-los. É preciso matar o cão enlouquecido que se lança contra ti, senão ele te matará”), quando:

a)      Do Anabatismo de Menno Simons e David Joris.
b)      Da Tragédia de munster, entre 1533 e 1536.
c)      Do Movimento liderado por Thomas Munzer, em 1525.
d)      Do Movimento de Zwinglio, entre 1529 e 1531.

7. Qual das opções abaixo não guarda relação com a crítica e a oposição à Igreja, expressas pelas reformas protestantes do século XVI?

a)      A influência do pensamento humanista, que condenava a ignorância do clero.
b)      O descrédito das concepções difundidas pela Igreja após as descobertas científicas de Newton e Galileu.
c)      Os interesses dos príncipes absolutistas em fundar Estados Nacionais.
d)      Expansão das concepções que valorizavam a busca de riquezas.

8. No século XVI, a unidade religiosa da cristandade europeia é rompida em consequência da propagação da Reforma. Lutero, a principal e controvertida figura do movimento, cujo quinto centenário de nascimento comemorou-se em 1983, pertencia à ordem religiosa dos:

a)      Cistercienses.
b)      Lazaristas.
c)      Agostinianos.
d)      Dominicanos.

9. O renascimento e a reforma são considerados movimentos que inauguraram a modernidade ocidental. Sobre eles podemos afirmar que:

a)      Contribuíram para transformar as concepções de mundo da época, pois se mostravam desvinculados dos movimentos culturais anteriores;
b)      Tiveram, na cultura clássica, sua base filosófica, sobretudo nas afirmativas dos sofistas e na metafísica de Aristóteles;
c)      Foram importantes para as mudanças nas relações sociais, embora pouco tenham influenciado nas relações de poder;
d)      Trouxeram mudanças significativas, mas não renegaram, de todo, o passado cultural europeu;

10. No meio de pestes terríveis, de repetidas guerras e de aflitivas lutas civis, numa Europa Ocidental e Central abalada por brutais reviravoltas da conjuntura econômica, a Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o abismo. Mas o século XVI viu-a recuperar-se e, ao mesmo tempo, quebrar-se e mostrar à luz do dia o escandaloso espetáculo de ódio entre os seus filhos.
(DELUMEAU, J.A Civilização do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984.)

O texto acima refere-se à conjuntura do seguinte processo histórico:

a) Iluminismo
b) Liberalismo
c) Reforma Religiosa
d) Revolução Filosófica e Científica


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