Você que já estuda na escola da Criança
há algum tempo, está acostumado aos roteiros de estudos.
Os roteiros de estudos são elaborados
pela equipe pedagógica da Escola (professores e assessores) com a intenção de
dar diretrizes sobre os procedimentos básicos de como se preparar para provas
com questões mais tradicionais e que fazem parte do universo acadêmico de
escolas, universidades, concursos públicos entre outros.
Lembrem-se os roteiros são diretrizes e
não serão corrigidos em sala. A ideia é que você se acostume a estudar sem
saber com certeza o que vai ser cobrado em prova. Afinal de contas, as provas
tradicionais são sempre uma surpresa!!!!
Você vai trabalhar com este roteiro
em casa e o no dia 14 / 05 / 14 terá um
espaço em aula para tirar suas dúvidas. No dia 17/05/14 (sábado), vocês farão uma avaliação no valor de 6,0 pontos
sobre o conteúdo estudado.
01
– Releia, reestude, refaça as atividades do segundo roteiro de estudos.
02
- Abra seu caderno na atividade nº 08, leia a atividade quantas vezes for
necessário para não se esquecer o significado dos seguintes termos:
·
Paz
de Deus; que
nenhum cristão mate outro cristão.
·
Trégua
de Deus; proibia
a guerra aos domingos e dias santos.
·
Arroteamento;ocupação de
pântanos, florestas e bosques para o cultivo de alimentos.
·
Rotação
de culturas; Rotação
de culturas consistia na divisão do campo em três áreas de cultivo onde uma
sempre ficava em repouso.
·
Excedente;
tudo o que era
produzido além do suficiente.
·
Burgos;
cidades muradas
habitadas por artesãos e comerciantes.
·
Burgueses;
comerciantes e
artesãos habitantes dos burgos.
·
Corporações
de ofício; associação
de artesãos.
·
Hansas;
associação de
comerciantes.
·
Cruzadas.
Expedições
militares cujo objetivo era libertar a Palestina do domínio muçulmano e dominar
a região.
02
– Ainda com o caderno aberto, na mesma atividade, refaça as questões do em casa.
03.
Com o caderno fechado, resolva as seguintes questões.
1
- Leia o texto abaixo. Em seguida, responda as perguntas:
“A relação entre
os nobres baseava-se no contrato feudo-vassálico, criado por três atos,
realizados diante de testemunhas (...). No primeiro (a homenagem), um
indivíduo, ( o futuro vassalo) se ajoelhava diante de outro (futuro senhor
feudal), colocava suas mãos entre as dele e se reconhecia como “seu homem”. No
segundo ato (juramento de fidelidade), depois de se por em pé, o vassalo jurava
sobre a Bíblia ou relíquias de santos, dizendo: “Comprometo-me por minha fé a
ser fiel ao conde (Rafael),por exemplo e a cumprir integralmente a minha
homenagem de boa fé, e sem prejuízo contra todos. Muitas vezes a fidelidade era
selada por um osculum, beijo trocado entre ambos. “No terceiro ato (a
investidura), o senhor entregava ao vassalo um objeto (ramo, punhado de terra
etc.) símbolo do feudo concedido.”
FRANCO JR, Hilário. O feudalismo. São Paulo:
Brasiliense, 1985.p.44-45. (Texto adaptado)
1.1- Que cena medieval é
retratada no texto?
a)
A cerimônia de
vassalagem.
b)
Casamento
real;
c)
Casamento
entre nobres
d)
A
escravização de um bárbaro.
e)
A
inauguração de um castelo.
1.2– Quem pode ser considerado um
vassalo?
a)
Aquele
que doa o feudo.
b)
Aquele que
recebe o feudo.
c)
Aquele
que abençoa o feudo.
d)
Aquele
que testemunha a doação.
e)
Qualquer
pessoa do palácio.
1.3 - Quais tipos de pessoas
poderiam desejar ocupar a posição do personagem central indicado no texto?
a)
Um
camponês.
b)
Um
operário.
c)
Um nobre; Porém
um clérigo de origem nobre também poderia receber e doar feudos. Mas tem que
ser de origem nobre.
d)
Um
clérigo
e)
Um
servo
1.4 – Um conde é quem administra:
a)
Um condado.
b)
Um
ducado.
c)
As
fronteiras
d)
Uma
marca.
e)
As
áreas de treinamento.
2 - Associe os termos aos seus
respectivos significados.
a) Feudo ( g ) Símbolo da
riqueza no feudalismo.
b) Reservas senhoriais
( d ) Pequenas faixas de terras cedidas aos camponeses para que as cultivassem para seu
próprio sustento.
c) Terras comunais
( a ) Um benefício, um presente, muitas vezes uma área territorial onde
o senhor exerce seu poder sem a interferência do suserano.
d) Mansos servis
( b ) Terras exclusivas do senhor
cultivadas pelos camponeses em alguns dias da semana como pagamento de
tributos.
f) Sipe ( f ) A comunidade clânica, isto é ligada por
laços de parentesco.
g) Terra ( i ) A religião bárbara, caracterizada pelo
culto a vários deuses.
h) Economia feudal
( j ) Principal reino bárbaro que reforçou as bases
da sociedade feudal.
i) Politeísmo
( h ) Rural, autossuficiente e de subsistência.
j) Reino Franco
( c ) Terras usadas tanto pelo
senhor quanto pelos camponeses, principalmente para a pastagens dos
animais.
3
- Complete o quadro abaixo com as características do feudalismo e as mudanças
ocorridas no respectivo sistema
FEUDALISMO
|
MUDANÇAS
|
Exemplo
- Produção para a subsistência
|
Produção para o mercado ( vender em feiras
|
Vida rural
|
Renascimento das cidades – vida urbana
|
Terra como símbolo de riqueza
|
Riqueza móvel - moeda
|
Sociedade estamental se mobilidade social
|
Surgimento da burguesia e da possibilidade de enriquecimento –
mobilidade social
|
4
– Durante o feudalismo, algumas inovações técnicas criaram possibilidades para
a transformação do sistema. Cite 4 dessas inovações e fale qual a importância
de cada uma delas para o aumento da produção no campo.
a) Rotação
de culturas consistia na divisão do campo em três áreas de cultivo onde uma
sempre ficava em repouso. Esta prática aumentava a produção em quase trinta por
cento
________________________________________________________________
b)
Charrua – era o arado de ferro que
resistia melhor à quantidade de trabalho diminuindo o tempo gasto na aragem da
terra, fazendo com que as sementes fossem plantadas na época certa.
________________________________________________________________
c)
O uso de cavalos na aragem dos campos para
puxar a charrua. – os cavalos eram mais rápidos e mais ágeis e também diminuíam
o tempo de plantio.
__________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Moinhos de água ou de vento – facilitava a
moagem dos grãos de forma mais rápida e, claro, diminuía o desperdício de
farinhas.
__________________________________________________________________________________________________________________________
05. Estude também
pelos sites:
·
mariasm2011.blogspot.com/2013/03/exercicios-sobre-o-feudalismo.html
·
vaniareginahistoria.blogspot.com/.../exercicios-para-o-7o-ano-historia_1
·
professortarcivan.blogspot.com/.../feudalismo-7-ano-este-espaco-foi-cria.
·
soprahistoriar.blogspot.com/.../formacao-do-feudalismo-exercicios.html
·
wwwmarilinda.marilinda.blogspot.com.br.
Comentários
Postar um comentário