3 roteiro de estudos

Caixa de texto: Assunto: 3º Roteiro de Estudos -                                                                                           Data ___/___ /____ 


Você que já estuda na escola da Criança há algum tempo, está acostumado aos roteiros de estudos.
Os roteiros de estudos são elaborados pela equipe pedagógica da Escola (professores e assessores) com a intenção de dar diretrizes sobre os procedimentos básicos de como se preparar para provas com questões mais tradicionais e que fazem parte do universo acadêmico de escolas, universidades, concursos públicos entre outros.
Lembrem-se os roteiros são diretrizes e não serão corrigidos em sala. A ideia é que você se acostume a estudar sem saber com certeza o que vai ser cobrado em prova. Afinal de contas, as provas tradicionais são sempre uma surpresa!!!!
            Você vai trabalhar com este roteiro em casa e o no dia 14 / 05 / 14 terá um espaço em aula para tirar suas dúvidas. No dia 17/05/14 (sábado), vocês farão uma avaliação no valor de 6,0 pontos sobre o conteúdo estudado.

01 – Releia, reestude, refaça as atividades do segundo roteiro de estudos.

02 - Abra seu caderno na atividade nº 08, leia a atividade quantas vezes for necessário para não se esquecer o significado dos seguintes termos:
·         Paz de Deus; que nenhum cristão mate outro cristão.
·         Trégua de Deus; proibia a guerra aos domingos e dias santos.
·         Arroteamento;ocupação de pântanos, florestas e bosques para o cultivo de alimentos.
·         Rotação de culturas; Rotação de culturas consistia na divisão do campo em três áreas de cultivo onde uma sempre ficava em repouso.
·         Excedente; tudo o que era produzido além do suficiente.
·         Burgos; cidades muradas habitadas por artesãos e comerciantes.
·         Burgueses; comerciantes e artesãos habitantes dos burgos.
·         Corporações de ofício; associação de artesãos.
·         Hansas; associação de comerciantes.
·         Cruzadas. Expedições militares cujo objetivo era libertar a Palestina do domínio muçulmano e dominar a região.

02 – Ainda com o caderno aberto, na mesma atividade, refaça as questões do em casa.

03. Com o caderno fechado, resolva as seguintes questões.
1 - Leia o texto abaixo. Em seguida, responda as perguntas:
“A relação entre os nobres baseava-se no contrato feudo-vassálico, criado por três atos, realizados diante de testemunhas (...). No primeiro (a homenagem), um indivíduo, ( o futuro vassalo) se ajoelhava diante de outro (futuro senhor feudal), colocava suas mãos entre as dele e se reconhecia como “seu homem”. No segundo ato (juramento de fidelidade), depois de se por em pé, o vassalo jurava sobre a Bíblia ou relíquias de santos, dizendo: “Comprometo-me por minha fé a ser fiel ao conde (Rafael),por exemplo e a cumprir integralmente a minha homenagem de boa fé, e sem prejuízo contra todos. Muitas vezes a fidelidade era selada por um osculum, beijo trocado entre ambos. “No terceiro ato (a investidura), o senhor entregava ao vassalo um objeto (ramo, punhado de terra etc.) símbolo do feudo concedido.”
FRANCO JR, Hilário. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.p.44-45. (Texto adaptado)
1.1- Que cena medieval é retratada no texto?
a)      A cerimônia de vassalagem.
b)      Casamento real;
c)      Casamento entre nobres
d)     A escravização de um bárbaro.
e)      A inauguração de um castelo.

1.2– Quem pode ser considerado um vassalo?
a)      Aquele que doa o feudo.
b)     Aquele que recebe o feudo.
c)      Aquele que abençoa o feudo.
d)     Aquele que testemunha a doação.
e)      Qualquer pessoa do palácio.

1.3 - Quais tipos de pessoas poderiam desejar ocupar a posição do personagem central indicado no texto?
a)      Um camponês.
b)      Um operário.
c)      Um nobre; Porém um clérigo de origem nobre também poderia receber e doar feudos. Mas tem que ser de origem nobre.
d)     Um clérigo
e)      Um servo

1.4 – Um conde é quem administra:
a)      Um condado.
b)      Um ducado.
c)      As fronteiras
d)     Uma marca.
e)      As áreas de treinamento.

2 - Associe os termos aos seus respectivos significados. 
a)         Feudo                          ( g ) Símbolo da riqueza no feudalismo.
b)         Reservas senhoriais    ( d ) Pequenas faixas de terras cedidas aos  camponeses para que as cultivassem para seu próprio sustento.
c)         Terras comunais       ( a ) Um benefício, um presente, muitas vezes uma área territorial onde o senhor exerce seu poder sem a interferência do suserano.
d)        Mansos servis         (  b ) Terras exclusivas do senhor cultivadas pelos camponeses em alguns dias da semana como pagamento de tributos.
f)         Sipe                            (  f ) A comunidade clânica, isto é ligada por laços de parentesco.
g)         Terra                          (  i ) A religião bárbara, caracterizada pelo culto  a vários deuses.
h)         Economia feudal     (  j )  Principal reino bárbaro que reforçou as bases da sociedade feudal.
i)          Politeísmo              ( h ) Rural, autossuficiente e de subsistência.
j)          Reino Franco           ( c  ) Terras usadas tanto pelo senhor quanto pelos camponeses, principalmente para a pastagens dos animais. 






3 - Complete o quadro abaixo com as características do feudalismo e as mudanças ocorridas no respectivo sistema
FEUDALISMO
MUDANÇAS
Exemplo - Produção para a subsistência
Produção para o mercado ( vender em feiras

Vida rural
Renascimento das cidades – vida urbana

Terra como símbolo de riqueza
Riqueza móvel - moeda


Sociedade estamental se mobilidade social
Surgimento da burguesia e da possibilidade de enriquecimento – mobilidade social



4 – Durante o feudalismo, algumas inovações técnicas criaram possibilidades para a transformação do sistema. Cite 4 dessas inovações e fale qual a importância de cada uma delas para o aumento da produção no campo.
a)      Rotação de culturas consistia na divisão do campo em três áreas de cultivo onde uma sempre ficava em repouso. Esta prática aumentava a produção em quase trinta por cento
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b)      Charrua – era o arado de ferro que resistia melhor à quantidade de trabalho diminuindo o tempo gasto na aragem da terra, fazendo com que as sementes fossem plantadas na época certa.
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c)      O uso de cavalos na aragem dos campos para puxar a charrua. – os cavalos eram mais rápidos e mais ágeis e também diminuíam o tempo de plantio.
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d)      Moinhos de água ou de vento – facilitava a moagem dos grãos de forma mais rápida e, claro, diminuía o desperdício de farinhas.
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05. Estude também pelos sites:
·         mariasm2011.blogspot.com/2013/03/exercicios-sobre-o-feudalismo.html‎
·         vaniareginahistoria.blogspot.com/.../exercicios-para-o-7o-ano-historia_1
·         professortarcivan.blogspot.com/.../feudalismo-7-ano-este-espaco-foi-cria.
·         soprahistoriar.blogspot.com/.../formacao-do-feudalismo-exercicios.html‎

·         wwwmarilinda.marilinda.blogspot.com.br.

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