1. (Unicamp 2015) A primeira lei
de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não
circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade
constante.
PERRY, Marvin. Civilização
Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289. (Adaptado)
É correto afirmar que as leis de
Kepler
a) confirmaram as teorias
definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a
vigorar a partir da Alta Idade Média.
b) confirmaram as teorias
defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no
período do descobrimento da América.
c) são a base do modelo
planetário geocêntrico e se tornaram as premissas cientificas que vigoram até
hoje.
d) forneceram subsídios para
demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições defendidas
pela Igreja naquela época.
2. (Ucs 2015) As sociedades, em
diferentes épocas e lugares, têm concepções divergentes acerca do
desenvolvimento tecnológico. Comparando as concepções que os europeus tinham na
Idade Média e na Idade Moderna, é correto afirmar que
I. As ideias renascentistas, que
surgiram em um contexto de desenvolvimento do comércio e do artesanato,
incentivaram a investigação racional e a intervenção na natureza, estimulando
novas descobertas científicas.
II. As universidades – uma das
mais importantes invenções medievais – surgiram no começo do século XIII.
III. As catedrais góticas,
construídas no período medieval, simbolizavam o domínio da Igreja sobre a
sociedade.
Das proposições acima,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão
corretas.
3. (Pucrs 2015) Considere as
afirmativas abaixo sobre o Renascimento Urbano, na Europa Ocidental, entre os
séculos XI e XV.
I. A partir do século XII, intensificaram-se
os conflitos entre os senhores feudais e as populações urbanas. Havia duas
maneiras de resolver tais conflitos: por meio da violência ou por compra das
Cartas de Franquia, pelas quais o nobre concedia liberdade para a cidade.
II. Em geral, as cidades do
período se desenvolveram a partir de seu papel econômico, concentrando artesãos
e mercadores que viviam em função do comércio, mas que também dependiam do
desenvolvimento agrícola nas zonas rurais, o que garantia o abastecimento da
população.
III. Para promover e intensificar
a concorrência entre os mercadores locais e com os de outras cidades, os
comerciantes fundaram associações de mercadores: as guildas, assim chamadas na
Itália; ou as hansas, como eram conhecidas no norte da Europa.
Está/estão correta(s) a(s)
afirmativa(s)
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
4. (Uel 2015) Nas obras
Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma
teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber
um novo modelo.
Assinale a alternativa que
apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.
a) Coloquialismo, fundamentalismo
e escatologia.
b) Formalismo, relativismo e
misticismo.
c) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.
d) Heliocentrismo,
antropocentrismo e racionalismo.
5. (G1 – utfpr 2015) O período
histórico conhecido como Transição do feudalismo para o capitalismo abrange do
século XV ao século XVIII. Acontecimentos históricos como a Reforma, o
Renascimento, as Grandes Navegações, a formação do Absolutismo e o nascimento
da burguesia marcaram esse período e contribuíram para mudanças na forma de
pensar o mundo.
No campo da tecnologia, algumas
invenções foram fundamentais para as mudanças que ocorreram. As principais
invenções para a mudança de pensamento foram
a) pólvora, papel e armas de
fogo.
b) imprensa, papel e bússola.
c) papel, pólvora e máquina a
vapor.
d) papel, bússola e pólvora.
6. (Uern 2015) O Vaticano
inaugurou a nova iluminação do interior da Capela Sistina, que valoriza os
detalhes de obras-primas da história da arte. Quando “O juízo final”, a parede
de afrescos considerada a maior obra do humanismo, foi restaurada, há 20 anos,
talvez o efeito obtido não fosse como o de hoje. Sete mil leds, com luz difusa
e ao mesmo tempo intensa, permitem uma valorização sem precedentes das cores.
(Disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/10/vaticano-inaugura-nova-iluminacao-do-i
terior-da-capela-sistina.html.)
Patrimônio da humanidade, a obra
de Michelangelo é um dos símbolos máximos do Renascimento. Sobre o contexto
histórico em que foi produzida essa obra, é correto afirmar que
a) o artista retratou o resgate
das culturas helenísticas, principalmente no que se refere às concepções mitológicas
e politeístas.
b) Michelangelo, o autor de “O
juízo final”, manteve em sua obra-prima o princípio básico da arte
renascentista: o teocentrismo.
c) os humanistas preconizavam o
estabelecimento de dogmas cristãos dissolvidos desde a expansão vertiginosa da
Igreja Ortodoxa.
d) a obra retrata ainda temas
cristãos, retirados da Bíblia, mas contém o realismo, humanismo e naturalismo
característicos da Renascença.
7. (Upf 2014) Nos séculos XIV e
XV, a Europa medieval vivenciou uma grave crise geral, que abalou profundamente
as estruturas da sociedade, abrindo espaços para a criação de relações
capitalistas no interior dessas sociedades europeias, dando início ao que se
convencionou chamar de Idade Moderna. Dentre as alternativas abaixo, assinale a
que não caracteriza os efeitos da transição da Idade Média para a Idade
Moderna.
a) A centralização do poder nas
mãos do rei, totalmente diferente do poder pulverizado dos senhores feudais.
b) O surgimento de uma nova
cultura, mais urbana e laica, em oposição à cultura rural-religiosa do período
medieval.
c) A busca de uma nova
espiritualidade, possibilitando a ruptura da unidade cristã a partir da Reforma
Religiosa.
d) A ocupação do poder político
pela burguesia, baseada no crescente enriquecimento econômico dessa classe
social.
8. (Uepa 2014) O teólogo
humanista Tomas Morus publicou em 1516 aquele que seria um dos mais importantes
livros de todos os tempos. Trata-se de uma descrição conjectural de um não
lugar, numa ilha do Atlântico Sul, com uma baia esplendorosa e ao fundo uma
cadeia de montanhas. Ali viveria um povo diferente: homens e mulheres
solidários uns aos outros, sem diferenças sociais ou econômicas decidindo os
assuntos políticos em coletivo. De onde Morus havia tirado as informações? No
prólogo, ele relata que conversara com marinheiros irlandeses que haviam estado
no Brasil e lhe contado detalhes sobre o povo que lá vivia: eram os tupinambás.
Foi esse povo o modelo para a obra que irá influenciar todo um sonho do
Ocidente.
(GOMES, Mércio Pereira. “Bom selvagem,
mau selvagem”. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 8/N° 91/Abril
2013. p.34).
Identifique, nas alternativas
abaixo, a obra e o período histórico a que o texto se refere.
a) Elogio da Loucura que, junto
com Ensaios, iniciava a época do Renascimento, cujas origens localizam-se na
Itália, mas que ganha uma grande projeção em Portugal e Espanha, a partir do
momento que esses dois países se projetam nas grandes navegações.
b) Utopia, escrito no período de
transição entre o chamado Medievo e os tempos Modernos, quando muitas mudanças
ocorrem não só na percepção do espaço geográfico, como também por
acontecimentos que apontam para mudanças culturais, pregadas inicialmente pelos
humanistas.
c) Gargântua e Pantagruel que,
escrito inicialmente em francês, ganha notoriedade quando ocorre a Reforma e
seu conteúdo passa a se constituir como modelo de sociedade a ser construída
por essa nova doutrina religiosa.
d) Utopia, escrita em inglês
inicialmente e logo publicada em diversos idiomas devido à projeção que ganham
os livros em função da invenção da imprensa, o que provoca na sociedade
europeia da época o desejo de se aventurar por além-mar em busca desse lugar em
que o ser humano era valorizado.
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